top of page

Qual a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha???

Certamente você já se deparou com esta celebre questão no clássico livro escrito por Charles Lutwidge Dodgson sob o pseudônimo Lewis Carroll ou no filme Alice no País das Maravilhas de 2010 produzido por Tim Burton. Mas afinal: Qual a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?

Alice no País das Maravilhas, Walt Disney Pictures 2010


A questão é tradicionalmente apresentada como algo que não faz o menor sentido, uma charada sem resposta ou mesmo como um símbolo da loucura. Loucura esta que é retratada no personagem nada mais nada menos que o Chapeleiro Maluco. Entretanto, e se tal enigma tiver algum fundo de lógica e realmente existir uma semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?


Então vamos entender o caso...


Alice no País das Maravilhas, Walt Disney Pictures 2010


Diz-se que os chineses, por volta de 1000 a.C., já utilizavam pequenos pincéis para escrever e que vários povos antigos utilizaram diversos instrumentos para tal finalidade. Hoje, entretanto, além dos lápis, utilizamos canetas, sendo que há canetas de ponta porosa, canetas esferográficas e canetas-tinteiro.

As primeiramente mencionadas foram as últimas a surgir, um modelo primitivo sendo utilizado nos anos 40, o modelo atual só surgindo em 1962, quando o japonês Yukio Horie apresentou a caneta com ponta porosa feita de fibra sintética. Do aperfeiçoamento desse produto surgiu, em 1973, a Roller Ball, que une o sistema da caneta de Yukio Horie com o sistema da esferográfica - a tinta sendo absorvida por uma ponta porosa, que molha a parte traseira de uma bolinha metálica.

E por falar na esferográfica, essa caneta é uma invenção do jornalista húngaro Laszlo Jozsef Biro, que entrou com pedido da patente em 1938, juntamente com o seu irmão Georg. Basicamente, a caneta utiliza uma bolinha metálica que impede que a tinta de secagem rápida seque e permite que a tinta flua para fora da caneta a uma velocidade controlada.

Mas, antes da invenção de Laszlo e Georg, a caneta-tinteiro é que era utilizada. Embora as memórias da czarina russa Catarina, escritas em 1748, façam menção a um instrumento similar, o primeiro modelo comercial somente foi criado em 1884, pelo americano Lewis Edson Waterman, em cujo modelo a tinta era injetada no reservatório com uma espécie de seringa. Mas... E antes disso? Antes disso, reinavam absolutos os modelos feitos com penas de aves, principalmente penas de ganso.

Alice no País das Maravilhas, Walt Disney Pictures 2010


Mas você deve estar se perguntando o que todo esse papo envolvendo canetas tem a ver com o enigma em questão. Pois bem, o livro onde consta o enigma foi originalmente publicado em 1865, ou seja, 19 (dezenove) anos antes da criação do primeiro modelo comercial de caneta-tinteiro. Isso quer dizer que Lewis Carroll muito provavelmente utilizava penas para escrever.

E a palavra "pena" vem do Latim penna, que queria dizer isso mesmo, "pena (de ave e não "pena" enquanto dó ou penitência), pluma". Só que penna também deu o Antigo Francês pene, registrado lá pelo século XII e que, por sua vez, originou o inglês pen, cujo registro data do século XIII, significando "instrumento de escrita".

Ou seja, a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha é que ambos tem penas, mas em inglês eu diria algo como "A raven is like a writing desk because both have feathers: the first really has feathers and the second has feather pens" (um corvo é como uma escrivaninha porque ambos tem penas: o primeiro realmente tem penas e o segundo tem canetas de pena).

Alice no País das Maravilhas, Walt Disney Pictures 2010

REFERÊNCIAS

ADAMS, Cecil. Why is a raven like a writing desk? Publicado em: 18 Abr 1997. Disponível em: <http://www.straightdope.com/columns/read/1173/why-is-a-raven-like-a-writing-desk>. Acesso em: 07 set 2016.

CARROLL, Lewis. Alice's adventures in Wonderland. 1866. Disponível em: <http://www.gasl.org/refbib/Carroll__Alice_1st.pdf>. Acesso em: 07 set 2016.

CARROLL, Lewis. Alice's adventures in Wonderland & Through the looking glass. 2004. Disponível em: <http://ranjennysedu.com/images/Lewis%20Carroll%20-%20Alice's%20Adventures%20In%20Wonderland%20&%20Through%20The%20Looking-Glass.pdf>. Acesso em: 07 set 2016.

HARPER, Douglas. Pen. In:___. Online Etymology Dictionary. 2001-2015. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=pen&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 07 set 2016.

MUNDO ESTRANHO, Revista. Como surgiu a caneta? Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-a-caneta>. Acesso em: 07 set 2016.

RUSSELL-AUSLEY, Melissa. A história da caneta esferográfica. Disponível em: <http://casa.hsw.uol.com.br/canetas-esferograficas2.htm>. Acesso em: 07 set 2016.

THE EDITORS of Encyclopaedia Britannica. Pen. Disponível em: <http://www.britannica.com/technology/pen-writing-implement>. Acesso em: 07 set 2016.


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "MixtoKent"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
PayPal ButtonPayPal Button

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2018 por "DeckoSouza". Blog MixtoKent© Todos os direitos reservados

bottom of page